Todos os elementos de uma construção têm uma certa durabilidade em serviço, que é a chamada de “vida útil”. Esse prazo acaba quando o material não está mais desempenhando a função para a qual ele foi destinado. Esse aspecto serve tanto para telhados quanto para acabamento, estruturas e esquadrias.
Para saber se a vida útil do telhado ainda está em vigor basta analisar toda a cobertura e conferir o estado de conservação das telhas e das madeiras que compõem o esqueleto do telhado. Se houver algum dano, é muito provável que surjam outras patologias na construção.
Um profissional capacitado consegue fazer uma avaliação do estado do telhado, visto que ele olha minuciosamente toda a estrutura, percebendo detalhes que somente alguém especializado consegue identificar. Dessa forma, ele é capaz de definir o momento certo de fazer a reforma.
Outro indício de que é necessário fazer uma reforma é perceber que, mesmo quando já foram realizados diversos pequenos reparos na cobertura, ainda assim os problemas não foram resolvidos. É necessário, então, programar uma reforma ou até trocar o telhado todo — o que acaba saindo bem mais em conta do que o acúmulo de pequenos consertos.
Por conta dos problemas que surgem com um telhado danificado, é muito importante realizar uma reforma. Além da infiltração, que já foi mencionada, outros danos que podem ocorrer são quebra das telhas, perda da impermeabilização, deterioração das peças de madeira do telhado e até mesmo desabamento de parte da cobertura.
Sendo assim, para evitar que incidentes como esses aconteçam em sua construção, é importante estar atento aos problemas do telhado e tentar realizar uma reforma o mais rápido possível!
Fonte: https://blog.regionaltelhas.com.br/entenda-os-cuidados-indispensaveis-ao-projetar-a-reforma-de-telhados/